MENSAGEM PARA CÉLULA!
- 01/09/2024
- 0 Comentário(s)

INFORMAÇÃO GERAL DE CÉLULAS:
MENSAGEM DA SEMANA: 26 Á 01 SETEMBRO
LIÇÃO 1 O VALOR DO REINO DOS CÉUS
TEXTO: MATEUS 13:14-51
Quebra-gelo:
Você estaria disposto a pagar qualquer preço por algo que sonha ter, ou julga valioso?
Se Deus fosse cobrar o ingresso nos céus, quanto Ele deveria cobrar? Quanto você acha que vale um ingresso para entrar no céu? Quanto pé que vale a salvação? Quanto é que vale uma alma?
Um certo jornal veiculou a notícia da venda de uma alma pela internet por poucos dólares, por uma quantia insignificante (aproximadamente R$50,00). O vendedor ficou surpreso que alguém pudesse comprar a sua alma. O comprador, por sua vez, aproveitou a “pechincha” e a comprou para poder resgatar a sua própria alma que já tinha sido vendida.
Temos visto a pouca importância que as pessoas estão dando a sua vida, a sua alma e conseqüentemente não se interessam pelo Evangelho, pela Salvação em Jesus, pelo Reino de Deus.
Você se importa com o Evangelho, com o Reino de Deus? Você valoriza a sua vida, a sua alma?
Jesus nos contou três parábolas seguidas sobre o valor do Reino de Deus:
O REINO DOS CÉUS, UM TESOURO ESCONDIDO – Mt. 13:44
Nos dias de Jesus, a lei determinava a compra da terra para que pudesse ser explorada nela algum tesouro. E assim havia um procedimento nada ético de esconder o tesouro para evitar a sua supervalorização.
Concentremo-nos no tesouro em si, a fim de compreendermos essa parábola.
Você acaba de descobrir a existência de um grande tesouro que é Jesus, agora a grande questão é saber o quanto você está disposto a pagar para adquirir esse tesouro? Para muitos que vivem apegados às riquezas, aos prazeres carnais, aos compromissos com o mundo corrupto e perverso, aos enganos religiosos e filosóficos, torna-se muito difícil “se desfazer”, “vender tudo” para adquirir o ingresso no Reino dos Céus!
O Tesouro do Reino dos Céus foi revelado à você e agora é comprar ou perder, qual será sua decisão?
O REINO DOS CÉUS, UMA PÉROLA VALIOSA – Mt. 13:45-46
Jesus comparou o Reino de Deus à uma pérola de grande valor disponível ao homem que entendesse de “pérola” e que sabendo reconhecer o valor de uma pérola rara, se esforçaria para adquiri-la.
Hoje você encontrou essa “pérola rara de grande valor”! Essa Pérola é Jesus, é o Reino de Deus! E ela está a sua disposição por um preço acessível. Ela é oferecida gratuitamente. Você precisará “vender tudo o que possui”, isto é, colocar essa “Pérola Rara” como superior a tudo o que você em, a tudo o que você conseguiu juntar até hoje.
Quando o apóstolo Paulo encontrou essa pérola, considerou tudo o que possuía como sem valor (Fil. 3:8). Você precisa fazer o mesmo para adquirir essa pérola que é Jesus e assim entrar no Reino dos Céus, pois tudo o que possuímos, todos os nossos bens, não tem valor diante do Reino dos Céus e não compram a nossa salvação!
Devemos, portanto, colocar esta pérola em nosso coração, pois “onde estiver o nosso tesouro, aí deve estar o nosso coração” Mt. 6:21
CONCLUSÃO
O Reino dos Céus é finalmente comparado a uma grande pescaria, uma rede lançada ao mar e isto faz referencia ao julgamento final, onde os anjos de Deus separarão os salvos dos não salvos (Mt. 13:48-49).
E naquele grande dia, onde você estará?
Em que grupo você será encontrado?
Através das células, anunciamos o Valor do Reino dos Céus e lançamos as Redes do Evangelho. “Entendestes todas estas coisas” (Mt. 13:51)? Então chegou a hora de colocar em prática: Adquira este tesouro, esta pérola.
MENSAGEM DA SEMANA: 02 Á 08 SETEMBRO
LIÇÃO 2 UMA VIDA RESTAURADA
TEXTO: SALMO 51:1-17
Quebra-gelo:
Você já enviou uma carta com endereço ou CEP errado e voltou? Qual foi a sua reação?
Através das nossas células, temos visto e ouvido testemunhos de restauração de vidas pelo poder de Deus! São pessoas que chegam com suas vidas em frangalhos, cheias de problemas, família destruída, dependente de drogas, amarradas por Satanás, desempregadas, endividadas, vivendo em pecado, etc. E aí Deus começa a trabalhar nessas vidas num processo de restauração impressionante. E dentro de pouco tempo, essas pessoas começam a ganhar nova vida, recebem um novo ânimo, começam a se organizar e reestruturar sua vidas e passam a testemunhar da restauração divina.
O grande rei Davi, o maior salmista de Israel, autor de pelo menos 73 dos 150 salmos bíblicos, conhecido como um homem segundo o coração de Deus, passou uma fase na sua vida que precisou desesperadamente de ajuda, misericórdia, perdão, salvação e restauração. Tudo isso ele encontrou em Deus!
DAVI TEVE A SUA VIDA MORAL RESTAURADA – Salmo 51:1-4
Como sabemos da história de Davi, ele adulterou e depois planejou e deu ordens para executar um assassinato cruel e covarde de um de seus melhores amigos e escudeiro de confiança (2 Sm. 11:1-15).
Mas todo o pecado de Davi foi revelado por Deus através do profeta Nata (2 Sm. 12:1-7). Todo o Israel passou a conhecer o pecado e a imoralidade do rei Davi.
Davi buscou e alcançou a sua restauração em Deus através do arrependimento, confissão e abandono do pecado.
A Palavra de Deus nos ensina o caminho da restauração e a forma como podemos resolver os nossos pecados: Pv. 28:13 e 1 João 1:8-10.
DAVI TEVE A SUA VIDA ESPIRITUAL RESTAURADA – Salmo 51:10-12
Quando Davi tomou consciência dos seus pecados, logo percebeu que estava “numa cova de destruição e num charco de lodo” Sl. 40:2. E começou a sofrer as conseqüências dos seus erros e pecados e a sua vida espiritual e também material, começou a naufragar e ele sentiu que havia se distanciado de Deus. Ele sabia que precisava voltar para Deus!
Feliz é aquele que reconhece que se distanciou de Deus e que precisa voltar a tempo de restaurar a sua vida espiritual e material. Para muitos que se distanciaram de Deus, já não dá mais para voltar, já não há mais vida para ser restaurada, pois enquanto há vida, há esperança!
Davi suplicou a Deus a sua restauração, fazendo do salmo 51 uma oração: “Não retires de mim o teu santo Espírito, restaura-me a alegria da salvação e me segura em tuas mão!” E Deus atendeu o seu clamor!
CONCLUSÃO:
Como está a sua vida? Você precisa de restauração? Você precisa de salvação? Você precisa de perdão? Você precisa de um milagre de Deus? Você precisa de uma mão amiga, de um grupo de apoio e ajuda? Você precisa de oração? Você precisa confessar seus pecados diante de Deus? Então faça isso agora, abra o seu coração e saiba que “a um coração quebrantado e contrito, Deus jamais desprezará!”.
Muitos infelizmente, tem entregue suas vidas no endereço errado. Nos prazeres, nos vícios, nos desejos carnais, nos próprios prazeres, nas mãos de deuses estranhos, aos cuidados de pais e mães de santos, nas crendices populares e no espírito de engano que toma conta deste século.
Entregue tudo a Cristo e Ele vai restaurar a sua vida moral, familiar, material e principalmente sua vida espiritual, concedendo-lhe a alegria da salvação!
MENSAGEM DA SEMANA: 09 Á 15 SETEMBRO
LIÇÃO 3 O PODER DA ORAÇÃO
TEXTO: DANIEL 9
Quebra-gelo:
Qual foi a última vez que você teve suas orações respondidas?
A palavra de Deus nos mostra, em diferentes passagens, o poder da oração. Além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus, a oração é também uma arma do cristão na guerra espiritual.
Sua vida tem sido uma vida de oração?
A oração é uma arma espiritual. Mesmo quando pecamos, quando estamos debaixo de maldição, por pior que a situação possa parecer, sempre podemos orar. As situações podem ser revertidas por meio da oração.
Tiago nos diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos. Nossa oração move o coração de Deus. O Senhor fala que se orarmos e nos convertermos de nossos maus caminhos ele ouvirá as nossas preces.
O exemplo de Daniel:
Ele orava três vezes ao dia.
Em Daniel 9:3 encontramos uma fórmula de como orar corretamente: Daniel fala que orou ao Senhor e jejuou, e o mais importante, pediu perdão e se arrependeu. A primeira coisa que ele faz ao buscar a Deus é confessar os pecados seus e do povo. Devemos fazer o mesmo ao entrarmos diante do Pai.
Pecados não confessados podem ser uma barreira a bloquear nossas orações diante de Deus. Filipenses 4:6 diz que não devemos andar ansiosos, mas nossas necessidades devem ser colocadas diante de Deus em oração.
O Diabo é acusador. Muitas vezes Deus não pode liberar as bênçãos, pois Satanás está diante dele nos acusando. Nós falhamos, mas temos o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado. Entre na presença do Senhor tomando posse da sua misericórdia que se renova a cada dia.
Daniel era um homem que sabia tocar o coração de Deus. No versículo 19 ele pede ao Pai que ouça e perdoe. Precisamos pedir e liberar perdão. E nos versos 20 e 21 ele fala sobre o que ocorre quando oramos a Deus. Um anjo foi enviado pelo Senhor para tocar Daniel antes mesmo que ele terminasse de orar. Deus quer atender a sua oração. Em Mateus 7:7 ele diz: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos-á".
Deus quer nos dar muita coisa. Uma criança quando quer algo insiste, continua pedindo. Devemos ser como uma criança. Será que temos insistido em oração diante de Deus? Você tem incomodado o Senhor pedindo para ser uma bênção?
Quando um filho não tem barreiras com o pai ele pede, sabendo que, na medida do possível, o pai vai lhe atender. Deus quer que você seja uma bênção, e a forma de conseguir isso é pedindo, orando.
Use essa arma poderosa que Deus colocou em nossas mãos. Faça da sua vida uma vida de oração e adoração a Deus.
MENSAGEM DA SEMANA: 16 Á 22 SETEMBRO
LIÇÃO 4 VITÓRIA NO VALE DAS LÁGRIMAS
TEXTO: SALMO 84
Quebra-gelo:
Você tem passado por problemas que parecem não ter solução e que te fazem chorar constantemente?
Você já teve que “atravessar uma vale de lágrimas” em sua vida? Você já passou ou está passando por alguma dificuldade, problema ou sofrimento que tem feito você chorar muito? Talvez alguma experiência íntima e particular que só o seu travesseiro molhado é que pode denunciar.
O Salmista aqui relata uma experiência que o levou a chorar muito, a ponto de parecer estar “no vale de Baça”, conhecido pelos peregrinos como um lugar cheio de arbustos que pingava gotas d’água sobre aqueles que passassem por ele. Sabe como ele venceu esse sofrimento? Sabe como ele conseguiu atravessar esse “vale de lágrimas”?
BUSCANDO A CASA DO SENHOR – Salmo 84:1-4
Para o Salmista, o melhor lugar onde ele poderia estar era na casa do Senhor. Ele preferia estar lá do que em qualquer outro lugar do mundo (Salmo 84:10). Era lá que ele se sentia feliz, alegre, seguro, protegido e podia descansar tranqüilamente, era o seu “ninho”.
Uma das mais emocionantes e empolgantes experiências do ser humano é poder estar na casa do Senhor e ali “adora-lo em espírito e em verdade” (João 4:24).
Na casa do Senhor, no Templo, podemos adorar a Deus, sentir sua presença, o seu toque, ouvir a sua voz... Ele vem ao nosso encontro, enxuga as nossas lágrimas, alegra o nosso coração e nos faz vencer o nosso “vale de lágrimas”! Aceite o nosso convite e venha estar conosco na casa do Senhor!
ABRINDO O CORAÇÃO PARA DEUS – Salmo 84:5-8
Precisamos nos relacionar com Deus de coração aberto, transparente e sincero. Não devemos e nem podemos esconder nada dele. Portanto, estando no “Vale de Lágrimas”, conte tudo a Deus, não esconda nada, desde as suas frustrações e lamentos, até o mais profundo dos seus sentimentos. Deus nos compreende, nos perdoa, enxuga as nossas lágrimas e nos enche de força.
O coração representa o centro das emoções e quando enfrentamos “vale de lágrimas”, precisamos manter as nossas emoções sob controle e o nosso coração fortalecido e confiante em Deus!
Para vencer o “vale de lágrimas”, nosso coração precisa que Deus faça nele a Sua morada! (Ap. 3:20).
CONFIANDO SUA VIDA AO SENHOR – Salmo 84:11-12
Por experiência própria, o Salmista diz que Deus é “sol e escudo” e feliz o homem que “colocar sua confiança no Senhor”. O salmista depositou toda a sua confiança em Deus, entregando sua vida em Suas mãos e assim conseguiu vencer o seu “vale de lágrimas!”
Precisamos declarar do fundo do nosso coração que confiamos no Senhor e só nele, mesmo que muitos a nossa volta confiem em deuses, nas imagens, nos astros, etc, mas nós confiaremos exclusivamente no Senhor.
Quando confiamos em Deus a nossa força vai aumentando e podemos transformar o nosso “vale de lágrimas” num grande “vale de bênçãos” (v. 6)!
CONCLUSÃO
No “vale de lágrimas” muitos se desesperam, perdem a cabeça, cometem até loucuras... tudo porque ainda não experimentaram estar na Casa do Senhor, ainda não experimentaram abrir o seu coração ao Senhor e confiar a sua vida a Deus e recebe-lo como seu Bom Pastor!
Jesus disse: “Eu sou o bom pastor... as minhas ovelhas ouvem a minha voz... elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna e jamais perecerão” (João 10:11, 27-28).
Aceite o convite do Senhor e seja mais uma ovelha, mais um discípulo de Jesus, decida segui-lo fielmente e confiar exclusivamente nele como seu Senhor e Salvador e vença o seu “vale de lágrimas!”
MENSAGEM DA SEMANA: 23 Á 30 SETEMBRO
LIÇÃO 5 NOSSOS ENGANOS MAIS COMUNS
TEXTO: LUCAS 4:1-13
Quebra-gelo:
Você já foi enganado alguma vez? Alguém já lhe “passou uma conversa” e você caiu?
Você já foi enganado alguma vez? Alguém já lhe “passou uma conversa” e você caiu? O sentimento de ter sido enganado é muito ruim de suportar. E quanto mais tempo passamos enganados, maior é o nosso sofrimento.
Quando tomamos alguma decisão errada por termos sidos enganados, além do sofrimento que teremos que suportar, devemos ter a coragem de mudar, de tentar consertar o nosso erro. Não devemos permanecer no erro.
Satanás tentou enganar a Jesus, mas não conseguiu, pois Ele estava muito bem preparado com jejum, vida santificada e total domínio e conhecimento da Palavra.
Nós temos nossos próprios enganos que muitas vezes são ciladas de Satanás. Vejamos alguns dos nossos enganos:
PENSAR QUE SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM (vs. 3 e 4)
O homem tem colocado o pão em 1º lugar e por ele luta desesperadamente e paga qualquer preço para consegui-lo. Às vezes, o preço é a vida familiar, são os filhos que perdemos, esposo(a) que deixamos de lado, etc.
Alguns conseguem descobrir esse engano a tempo de consertar, mas outros nunca conseguem descobrir esse engano e sofrem as conseqüências pelo resto de suas vidas. É fácil descobrir quem vive esse engano, pois eles nunca têm tempo para a Célula, Igreja, Deus, família, etc. Se você tem sido um desses que está vivendo este engano, acorde enquanto é tempo.
NEGAR OU TRANFERIR A ADORAÇÃO PERTENCENTE A DEUS (vs. 5-8)
Satanás tem na adoração o seu maior desejo. Ele queria ser igual a Deus para ser adorado e servido (Isaías 14:11-15). Tentou enganar a Jesus para arrancar dele adoração para si oferecendo-lhe autoridade e glória terrena.
Ainda hoje, Satanás se esconde por trás de ídolos para receber adoração e serviço do povo que ele consegue enganar! O apóstolo Paulo mesmo disse que quem oferece sacrifícios a ídolos está sendo enganado, pois na verdade está sacrificando a demônios (I Cor. 10:19-20).
Você tem adorado a Deus? Você tem buscado servir a Deus? Você tem adorado a Deus? Você tem dedicado um tempo de qualidade na sua vida para cultuar a Deus?
ACHAR QUE DEUS TEM OBRIGAÇÃO DE NOS GUARDAR (vs. 9-12)
Deus não é obrigado a fazer nada, pois Ele é Deus soberano e está acima de qualquer coisa no mundo. Ele já estabeleceu as leis que regem todo o universo, inclusive à chamada “lei da gravidade” e quebrar essa lei “saltando do pináculo do templo” é no mínimo loucura.
No exercício do Seu grande amor, Deus opera milagres em nosso favor, mas isso acontece sempre segundo a Sua soberana vontade e segundo os seus desígnios inatingíveis e incompreensíveis ao ser humano. E Ele o faz segundo os ditames da Sua Palavra e jamais por puro capricho humano. Ele não atende pedidos que são para deleites humanos (Tiago 4:3). Mas a um coração quebrantado e contrito, o Senhor não desprezará (Salmos 51:17 e 34:18).
PENSAR QUE O DIABO NÃO EXISTE (v. 13)
Jesus venceu o Diabo em todas as suas ciladas, enganos e tentações, mas o Diabo nunca perdeu a esperança de engana-lo e o perseguiu até a cruz (Lucas 23:35-39), “até a ocasião oportuna”. Assim ele faz com os servos e discípulos fiéis do Senhor Jesus.
A obra do Diabo é enganar, “matar, roubar e destruir” (João 10:10). Para identifica-lo, basta seguirmos os rastos de destruição na vida das pessoas e logo saberemos que ele passou por ali.
A única forma de expulsa-lo e detê-lo em nossas vidas é convidando Jesus para entrar em nossos corações, é recebendo a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Você já fez isso? Então faça isso agora mesmo.
CONCLUSÃO
Não se engane com o enganador. Não se engane com as astutas ciladas do Maligno. Abra seu entendimento e tenha Jesus no comando da sua vida.